terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A entrevista!

Ontem, tive uma entrevista no Porto, o dia não correu da melhor forma, muitos percalços de última hora, mas por volta das 9h da manhã lá estava eu à porta do gigante edifício.
Subi para o quinto andar, toquei na porta x, onde se situava o escritório e vem uma administrativa muito antipática que diz:
- sim?
eu: Bom dia, vinha para a entrevista?
ela: deve estar enganada!
eu: não, não este não é o escritório x da empresa y? (eu fartinha de saber que era ali, porque já estavam duas meninas sentadas na sala de espera, onde dava para perceber que estavam para o mesmo).
ela: sim é, e vem falar com quem?
eu: com a pessoa x.
ela: ah..então aguarde.
ela seguiu o seu caminho para a sua secretária abanando o rabo de um lado para o outro, cheguei a pensar que ia partir um salto..
Minutos depois chegou a pessoa que nos ía entrevistar, ou por outras palavras, numa primeira fase, fazer uma dinâmica de grupo e chegaram também os restantes candidatos.
O processo começou, uma das meninas foi logo eliminada porque perceberam que já tinha chumbado uma vez, numa daquelas fases, outro rapaz disse que queria ir embora porque caso fosse necessário mostrar capacidades linguísticas de inglês, ele não se sentiria confiante. Bom...nisto fica uma sala mais vazia com 4 economistas ( eu da universidade de Coimbra, dois da FEP, que eu considero concorrer com a minha Universidade diretamente, uma rapariga de uma Universidade do interior, onde podem entrar com Português de prova especifica porque têm negativa a matemática e nas aulas têm um valor a mais por irem às aulas, e mais 3 pessoas, um rapaz que não percebi o que era, outro que anda num politécnico e nem acabou o curso, e uma outra que fez tudo e mais alguma coisa, segundo ela, até se despediu de onde estava, para procurar uma vaga como aquela a que estávamos a concorrer, bem aqui não aguentei e ri-me um bocadinho).
A dinâmica de grupo começou, um dos rapazes da FEP tremia por todos os lados, mas era simpático, o outro muito calmo, a rapariga que se despediu (segundo ela), para procurar uma vaga como aquela não deixou ninguém falar, falando por cima de todos e mostrando ser uma pessoa intransigente. A rapariga que estudou no interior, mesmo sendo natural do Porto - só por aí já se vê que não teve competências para entrar na FEP, disse quando questionada pela entrevistadora, ahh eu gosto muito da área comercial, detesto contabilidade, o que gosto mesmo é da área comercial. Que grande LOL, se ela gosta da área comercial, vai vender carros, ou casas, ou MEO, Cabovisão, não vai tentar entrar numa vaga como aquela, onde à partida não tem competências. Mais grave ainda é dizer que não gosta de contabilidade = basicamente não percebe nada do assunto mesmo tendo estudado numa Universidade cheia de facilidades.
Basicamente, fiquei em choc, quando essa mesma pessoa passou à fase seguinte ( pensei para mim, tu só podes ter uma grande cunha, porque se não foste capaz de ser boa aluna no secundário para teres entrado numa Universidade target, também não gostas da área financeira, nem de contabilidade, o inglês não era o forte dela e ainda tinha um valor nas cadeiras só por ir às aulas? WTF).
Se estávamos a concorrer para uma vaga numa multinacional, os CV de Universidades não Target seriam logo excluídos, não percebi mesmo, assim como também não percebi o facto da outra rapariga que mostrou falta de caracter ao falar por cima dos colegas na dinâmica de grupo ter passado. Em relação aos rapazes da FEP, estava à espera que passassem, pois estudaram numa boa Faculdade, mas um deles mostrou-se pouco à vontade na entrevista, tremia bastante das mãos, ou seja estava muito nervoso, e disse não se sentir muito à vontade a falar Inglês.
Agora digam-me, eu tenho sorte? Claro que não, e quando vou a uma entrevista em que apenas estou com o entrevistador, penso para mim, bem aquelas pessoas devem ser todas melhores do que eu, mas agora que, estive presente numa dinâmica de grupo, percebi, não não são! Eu tenho muitas mais competências, simplesmente não tenho sorte nenhuma, e mais uma vez alguém ficou com uma vaga que eu queria tanto.
Estou mesmo muito chateada, e quem ler isto e souber como funciona o curso de Economia na FEUC, sabe muitas vezes um 10 equivale a um 16 noutras faculdades com o mesmo curso, o nível de exigência é duro, por isso digo, ontem senti-me injustiçada, porque vi pessoas com menos competências e que mostraram ser inferiores por aquilo que disseram passarem e eu não, saí de lá confusa e a pensar, mas o que é que se passou aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário